Yamaha Catalina – YDS-3

Como comentei no post anterior, uma das grandes façanhas dos seriados do Batman era, e ainda é, a criação de vários veículos com super poderes e designs arrojados feitos para combater as forças do mal.

E como aqui o assunto é moto, vou falar então dela: a Batmoto, ou melhor a Batcycle.

De cara já imaginamos que seria uma genuína Harley-Davidson, e de fato para alegria dos puristas era.

Falando um pouco da HD

De 1947 a 1966 a Harley-Davidson adquiriu os direitos de produzir uma moto cuja a base era um modelo alemão da marca DKW, com o modelo RT125,

(A Harley não criava suas motos ?)

Mais ou menos, a Hd usava uma base do projeto e com algumas alterações montava diversos modelos (veja que o “modelo de negócio” continua igual até hoje), e no caso do seriado do Batman, foi usada uma Hummer, nome que depois a mesma teve que abandonar, devido a conflitos com a BSA que já usava esse nome na europa. (poxa nem um nomezinho diferente?) (seria esse o motivo das motos hoje possuirem tantas letras?)

Enquanto isso do outro lado do mundo…

Yamaha

A história da Yamaha começou em 1897 com a fabrica de instrumentos musicais fundada por Torakasu Yamaha, vale lembrar que o logotipo – até hoje utilizado – dos três diapasões entrelaçados, evidência a origem musical da marca. Mas não vou me estender nisso, o que interessa neste post é que em 1955 foi a data da fundação da Yamaha Motor Co. Ltd.

Na época ela era mais uma entre as mais de 150 marcas fabricantes de motos no Japão, e para conseguir sobreviver e se destacar nesse mercado, criou como meta central algo muito apreciado até os dias de hoje : criar produtos de qualidade superior.

Para provar isso, decidiu que a YA-1 iria participar de competições, e apenas 10 dias depois da fundação da empresa foi criado a Yamaha Team, que de cara foi disputar uma das mais populares e duras corridas de moto do Japão: a 3° Corrida de Subida do Monte Fuji.

Mesmo com pouco tempo de vida, a equipe conseguiu conquistar a 1° colocação, comprovando a superioridade da moto, deixando-a em evidência. Três anos depois, 1958, a Yamaha participa da 1° competição internacional, o Grande Prêmio da Ilha de Catalina, California, EUA, repetindo o sucesso alcançado nas pistas japonesas.

Em 1966 surgia então a YDS-3, conhecida como “Yamaha Catalina”, sendo o primeiro modelo de 2 cilindros a adotar o sistema de autolube, conferindo ao motor maior durabilidade e velocidades elevadas, além de contar com amortecedor ajustável em 3 posições, aliando conforto e performance.

Para se ter ideia do que era performance na época, veja as caracteristicas da moto :

  • Compr x Larg x Alt: 2005 x 780 x 1050mm
  • Peso: 159kg
  • Tipo de motor: Refrigerado a ar, 2 cilindros, 246cc
  • Potência Máxima: 26 cv às 8000rpm
  • Torque: 2.5kg-m às 7500rpm
  •  

    Voltando a falar do filme

    Para a tristeza dos puristas, a produção de “Batman The Movie” precisava de algo mais robusto e confiável, e adivinha ? A pobre HD só foi usada na primeira temporada da série pois para o longa metragem escolheram ela, a linda Yamaha Catalina.

    Com as devidas alterações de ”tunagem”, transformaram a YDS3 em uma super moto digna de carregar o nome de Batcycle. Em preto e branco com detalhes em vermelho sangue, a carenagem mostrava acressividade e tudo fazia lembrar as asas do morcego. 

    Para que Robin acompanhasse o Batman, que não queria leva-lo na garupa para não aumentar os boatos que corriam nos bastidores sobre a opção sexual de Robin (um Iraquiano nato), foi criado uma espécie de side-car, mas com um grande diferencial, era na verdade um “porta” kart, o “Go-cart”, que usava motor de 50cc da própria Yamaha.

     

    Santa cilindrada Batman!

    Pois é, toda essa história do Homem Morcego para concluir que as “japonesas” são melhores que as HDs, e pelo que estou vendo… não é de hoje…

    Abraços

    Seo Craudio

    4 responses to “Yamaha Catalina – YDS-3”

    1. Leo Brito says :

      Parabéns pelo Blog… Já estou sabendo que está arrebentando na net…

      Marta e Chico motoqueiro mandam lembranças aquida cidade maravilhosa.

      Léo.

    2. Bruce Wayne says :

      como sempre o seu Craudio desvendando o Segredo do Morcego

    3. Kleber Boelter says :

      Crauduxo, os iraquianos também te amam!!!!

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: